Sobre o bilingüismo e os Surdos.


Sobre o bilingüismo e os Surdos. 

 O Brasil, quanto ao sistema de educação bilíngüe, na maioria dos países, acredita que o campo da educação bilíngüe sempre foi um campo de batalhas ideológicas. Por um lado existem pessoas que apenas aceitam a educação bilingue como “mal necessário” – e fazem de “bilingue” um termo quase pejorativo. Por outro lado existem pessoas que vêem a educação bilíngüe como uma ferramenta para cultivar pluralismo, o respeito às diferenças, a auto-estima de grupos minoritários e o conhecimento cultural e lingüístico essenciais para uma sociedade globalizada.


Minha opinião

  A educação bilíngüe é uma opção muito desejável para a educação das crianças surdas, embora a maior parte das escolas encontrem enormes dificuldades para iniciar projetos bilíngües. Os membros da comunidade surda e os intérpretes da língua gestual portuguesa devem partilhar, de igual modo, o controle, a administração e o ensino dos programas bilíngües para população surda, ao lado de todos os outros intervenientes.

 O projeto bilíngüe deve autorizar a livre utilização da língua gestual portuguesa em si e por si, não apenas como instrumento temporário para o ensino/aprendizagem da língua portuguesa, embora nunca possa desvalorizar esta hipótese.

  Esta educação bilíngüe não é uma postura fácil e nunca poderá ser entendida apenas como uma educação de compensação para a comunidade das pessoas surdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário